Escala cromática

A Escala cromática

Para iniciarmos a matéria de escala cromática, precisamos saber do conteúdo sobre sustenido e bemol.

Sustenido

O sustenido tem o significado no dicionário de: a notação musical que indica que a nota à sua direita deve subir um semitom [símb.: #].Como vimos, o sustenido é quando temos a nota subindo o intervalo de um semi-tom, o sustenido será escrito abreviado em partituras ou não com o símbolo ”#”. Por exemplo: Dó# / Ré# / Fá#

Bemol

O bemol tem o significado no dicionário de: sinal gráfico que indica que a nota antes da qual está colocado deve ser abaixada de um semitom [símb.: ♭].


Ao contrário do sustenido, no bemol iremos então abaixar um semi-tom, o bemol será escrito abreviado em partituras ou não com o símbolo “b”,´tem de ser a letra em minúsculo. Por exemplo:Réb / Mib / Láb

Agora vamos para a escala cromática.Temos na escala diatônica 7 notas, as quais são, dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. A escala cromática consiste no acréscimo de outras 5 notas, que são intermediárias entre as 7 que conhecemos.

A escala cromática no dicionário tem o significado de: uma série de sons, produzidos por meio-tons (semi-tons), sejam ascendentes ou descendentes. E na arte, tem o significado de: decompõe, dispersa as cores ou seja, o cromatismo na música nada mais é do que tornar a mudança de notas mais sutil, como diz na arte, dispersar, para termos uma mudança mais leve.

Escala Cromática Ascendente

Entretanto, nem todas as notas tem essa mudança, pois algumas o intervalo entre elas já é curto.Teremos então na escala cromática ascendente as notas:

Podemos reparar então, que na escala cromática ascendentes, não teremos sustenido nas notas mi e si, isso porque essas notas já tem o intervalo de semi-tom.

Escala Cromática Descendente

Indo para a escala cromática descendente, as notas:

Notamos agora que não teremos bemol nas notas dó e fá, novamente essas notas já tem o intervalo de semi-tom.
Esssa é a escala cromática, aprenderemos mais sobre o uso dela nas próximas matérias.

Melhor ainda seria um professor explicando todo o conteúdo? Você pensou nisso? e tem mais matéria?Tem mais sim…
Eu tenho uma aula gravada em vídeo explicando tim tim por tim, rss.. bem explicado mesmo todo este conteúdo. Se tiver
Interessado você poderá acessá-la na sala de aula da Escola Brasileira de Arte. Essa aula é gratuita e de qualidade feita com muito carinho pra você.
Assista ao vídeo para dar continuidade a essa aula.
Boa aula e grande abraço do teacher prof Carlos Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *