As propriedades do som

Altura, intensidade, timbre e duração.

A altura nos permite diferenciar os sons agudos (alto) dos sons graves (baixo):
Os sons graves ou baixos, são os sons que são reproduzidos em baixa frequência, os sons agudos ou altos, são os sons reproduzidos em frequência mais alta, ou seja, vibram mais.
Logo, altura não tem haver com volume, como por exemplo quando falamos que o volume de uma televisão, rádio ou aparelho de som está alto, e sim com a frequência em que o som vibra.

Timbre

Podemos definir o timbre na diferenciação de sons, como quando distinguimos o som de um violão para o de uma bateria, ou o som de um baixo para de uma guitarra. Também podemos perceber o que é timbre na voz das pessoas com quem conversamos, assim como identificar uma pessoa pelo timbre de voz.
O timbre é a qualidade que nos faz distinguir os sons de diversas origens. A diferença no timbre de diversos sons vem do fato de que as ondas sonoras possuem formatos diferentes.

Intensidade

A intensidade sonora pode ser definida como o que chamamos de volume. O que diferencia um som fraco ou forte vem da sua vibração. Quanto maior a vibração da onda, maior será o volume, e quanto menor a vribração da onda, menor será o volume.
Então quando pedimos para abaixar o volume de algum som, pedimos para abaixar a intensidade.

Duração

Podemos definir a duração de um som como curto ou longo.
A duração do som só pode ser definida se tivermos um ou mais sons para comparação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *